sexta-feira, 20 de março de 2009

Jingles, Jingles, Jingles...

Primeiro é necessário que exista a certeza de que o produto desse trabalho requeira um jingle mesmo. Muitas vezes são tantas as informações que seria muito melhor se fosse feito um spot.
Eu explico: números, estatísticas, bulas etc. Algumas vezes é imprescindível o poder da síntese para poder se criar um jingle bom. São tantas as informações de um briefing que a gente fica meio maluco ao colocar uma letra na música em questão. Vários exemplos são dignos de nota: o cliente e a agência acham que o nome do produto só deve entrar no fim da música.
Também há o caso de o cliente e a agência acharem que o nome do produto deve entrar de cara.
E ainda existem também aqueles que querem que o nome do produto esteja na música a cada cinco segundos. Pois, então, temos aí uma variedade de maneiras de se compor um fonograma (arghhhh) publicitário. Falando dos autores, estes sem dúvida, assim como eu, já tiveram pedidos dos mais estranhos e estapafúrdios que se possa imaginar.Só para exemplificar vou citar algumas peças que participei fazendo jingles. Vejam só os produtos para quem tive que trabalhar: calibrador de pneu, garrafa térmica, empilhadeiras, tratores, calculadoras, garagem, champanhe, amendoim, chapéus, vinhos, chupetas, lenços, guaraná em pó, máquinas de escrever e de costura, panelas, retentores, esmalte, vinagre, cigarrilhas, linha para costura, campanha para maior consumo de ovos.
Acho que por aí, está bom, né?
Pois é minha gente, parece tudo muito normal, mas não é não. A única coisa que falta hoje é maior liberdade para se criar uma peça. Tudo hoje é calcado em pesquisas intermináveis. Pois é exatamente isso que emperra uma criação espontânea da gente. Sinto que está faltando e muito esse espírito criativo que os coroas como eu têm. É claro que a nova geração não tem culpa nisso, afinal, eles recebem ordens e assim o fazem. Assim como hoje, antigamente também era tudo para ontem, só que com mais liberdade criativa. Você da agência ou mesmo do cliente, peça para fazer um jingle para algum produto e dê liberdade ao compositor para este criar. Tenho certeza absoluta de que vocês vão se surpreender. Diga a ele somente os itens indispensáveis, o resto deixe com ele. Tente.

autor: Zelão

2 comentários:

Em construção... disse...

Olá, Nammur!

Confesso que esse é o melhor Blog sobre Jingles que já vi e li, pois a capacidade que o senhor tem de abranger muito bem, e de uma forma sintética, a história do Jingles e suas características em relação a sua função dentro do processo radiofônico. Sem desconsiderar, obviamente, sua experiência que o senhor teve ao longo de sua vida ao produzir para diversos clientes.
Também não é para menos, trata-se de um dos maiores profissionais da Play it again que abraça a camisa e com um diferencial espetacular frente aos concorrentes, e, também, na hora de produzir famosos Jingles, Spots, vinhetas, ao longo de décadas para aquele cliente que procura alavancar a imagem da sua empresa, utilizando como ferramenta, uma produção de qualidade e com uma expectativa de resultados positivos bastante elevados para uma empresa.
Nammur, meu nome é Luis Felipe e sou um aluno do curso de Publicidade e propaganda da Unversidade Católica de Brasília. E o meu trabalho final consiste na produção de um Artigo Científico sobre Jingles. Durante as minhas pesquisas sobre Jingles, encontrei o seu Blog que fala justamente sobre Jingles.
No meu trabalho, escolhi analisar 3 jingles produzidos para o cliente Shopping Conjunto Nacional Brasília por se tratar de um Shopping que tem a cara de Brasília, pois ele foi o primeiro Shopping da Capital Federal construido no final da década de 1970.
Namur, eu gostaria de tirar uma dúvida em relação a quantidade bibliografia disponível no mercado que fale sobre o tema Jingles. O senhor acredita que há uma falta de referencial bibliográfico referente a esse tema? Meus professores da disciplina de rádio, confirmou essa constatação por se tratar de um elemento que está intimamente conjugado com a história do rádio. Bom, de qualquer forma, a análise será produzida levando em consideração as ferramentas disponíves para a produção do meu trabalho.
Eu gostaria de saber também sobre essa questão relacionada a análise de Jingles. Tendo em vista que o senhor é um dos profissionais mais renomados na produção de jingles, spots, vinhetas para diversos clinetes, o que o senhor levaria em conta na hora de analisar um Jingle?

Em construção... disse...

Desde já, agradeço a sua atenção e espero sua resposta.

Um forte abraço, Nammur!

Até!